segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PUERTO VARAS - VULCÃO OSORNO(1º passeio)

Neste final de aproveitamos e viemos ao sul do Chile, na região dos Lagos, na cidade de Puerto Varas. É uma cidade encantadora, com varias opções de passeio, para nos brasileiros atualmente não esta com um cambio favoravel(1 real = 200 pesos) e as coisas estão um pouco caras em peso, mas ja que estamos aqui temos que encarar.
O nosso primeiro  passeio foi para visitar o Vulcão Osorno, um vulcão imponente que se avista da cidade de Puerto Varas como da cidade de Puerto Montt que fica a 20 km daqui e é onde se encontra o aeroporto da região.
O passeio parte de Puerto Varas e percorre uma distancia de aproximadamente 45 km sendo que os ultimo 15 km são em uma subida ingreme e bem tortuosa.
A ida ate lá custa 18 mil pesos e chegando la tem que comprar a subida pelo teleferico que te leva a 2 niveis, se quiser fazer como nós os 2 niveis ele custa 14mil pesos, onde a primeira parada é a 1425 mts e a segunda a 1670mts, nesta parada pode ver gelo e fica se mais proximo do cume do vulção, mas mesmo assim fica bem longe ainda pois o cume esta a 2650mts. Tem um trecking panoramico que se vai desta segunda estação ate os 2000mts.
Na estação 1 pode se comprar para fazer uma tirolesa em 4 cabos(cabo 1 - 180mts; cabo2 -425 mts; cabo3 - 250mts e cabo 4 -200mts), para se fazer este passeio do vulcão e a tiroles custa 25 mil pesos, alem dos 18 mil para ir ate la.
Tem tambem a opçao de fazer o passeio ao Vulcao+ Tirolesa+ Rafting que custa 41 mil e  quinhentos pesos, ou seja tem passeio de todo tipo so ai no vulcão, alem de outros passeio de caynoing full day, passeio de bike , cavalgadas e arvorismo, voce so precisa estar com o cartao internacional com credito que no mais as opções são varias, inclusive passeio de helicopetero.

Como fizemos muitas fotos, acabei fazendo uma montagem para quem quiser ver algumas fotos e imagens do passeio.


domingo, 21 de dezembro de 2014

Retrospectiva esportiva em 2014

Hoje fiz minha ultima corrida competitiva de 2014. Findo esta ano, ao fazermos um balanço do mesmo o que posso dizer é que foi um ano atipico, pois depois de 14 anos participando de corridas de ruas, neste ano tive 2 lesões que me acompanharam quase que o ano todo, pois a lesão na musculatura posterior da coxa direita começou em março em um exercicio na academia com uma carga pequena, uma coisa inesperada e depois durante o primeiro dia do Desafio das Serras comecei com uma dor no quadril esquerdo, esta sim mais incomoda, que me impediu que a partir de maio eu não pudesse mais fazer treinos intervalados, pois ficava com dores, sendo que a partir dai só acabei fazendo treinos de rodagem o que acabou impactando nos resultado, mas pelo menos não me impediram de continuar correndo e participando de provas, neste ultimo mes apos parar com a musculação em outubro e iniciar com Pilates e a partir de novembro ter podido voltar a nadar depois de varios anos parado por uma lesão no ombro, bem como após algumas sessões de fisioterapia fiz acumpuntura e parece que as dores melhoraram muito, tanto que hoje após a corrida quase não senti nada. Espero que elas acabem junto com este ano.
Mesmo com estas lesões este foi um ano ótimo, pois tive o prazer de fazer minha primeira maratona na Europa, participando da Meia de Paris e de ter experimentado uma corrida de montanha com meu amigo Willian um experiente corredor de maratona e de provas outrdoor, onde participamos em SP na serra da Mantiqueira no Desafio das Serras que foi uma prova de montanha, para mim muito difícil, onde percorremos 21 km por dia, por 2 dias, mesmo com a lesão que tive lá , a experiencia foi muito interessante e espero participar de outras provas outdoor como esta.
Outro ponto negativo foi minha participação no Desafio Senta a Pua , nossa primeira maratona outdoor aqui em Mato Grosso, prova na qual pela primeira vez tive cãimbras que quase me fizeram desistir, acabei terminando mas em um tempo muito alto e frustado, mas em outubro proximo teremos a segunda edição e voltaremos la para participar e se Deus quiser com um melhor tempo.
Como todo corredor, desde setembro a gente já começa a organizar a nossa programação para o ano seguinte, e por isso já temos agendado para 2015 fazer todas as corridas aqui em Cuiaba, participar das etapas do UltraMacho e do Senta a Pua.
Em janeiro inciamos o calendario de corridas de ruas com a classica Corrida de Reis, este ano como estarei chegando de férias, sera bem mais uma corrida participativa do que competitiva e em Fevereiro participo da Meia Maratona em Barcelona.

Um abraço a todos amigos de corrida e aqueles que seguem o nosso blog.

Este blog que iniciou como uma grande brincadeira, e assim segue ate hoje, ao ver a estatistica do mesmo, hoje vi que tivemos ate hoje 104.558 visualizações, o que me deixou muito feliz e quero novamente agradecer aos amigos que sempre passam por aqui.

Que Deus nos de saúde para que possamos ter um 2015 cheio de realizações.

Abaixo a relação dos 22 eventos que participei este ano:

Em Cuiabá:

12/1 - Corrida de Reis(10km) 49,22 Geral 433 Fx etária 11

MARÇO
15 - Cuiaba Night Run - 9 km - 42:23 (3 lugar fx etaria)

ABRIL
6 - Corrida Bom Senhor Jesus de Cuiaba - 10 km - 52:03


MAIO
4 - Ultramacho - 12k trail Run - Nossa S. da Guia - 1h6m

18 - Aniversario de Varzea Grande - 10,6km - 49:30


JULHO
6 - 8ª Corrida Gov. Dante de Oliveira - 10,2 km - 49:51(geral 145; fx etaria 7º)

27 - Corrida dos Motoristas - 8 km (Cuiaba - Sindicato dos Motoristas) - 36:50

AGOSTO
17 - Corrida Homens do Fogo - 10 km - VG - Cuiabá - 47:56(geral 93/Fx 4)

24 - Ultramacho - 12 k - Etapa Chapada dos Guimarães -1h34:52(geral 34º)

31 - II Corrida da Advocacia - 7 km - 31:46 (39ºgeral/1ºfx etaria)

SETEMBRO
20 - Cuiabá Night Run - 6 km - 28:04 (1ºfx etária/20º geral)

28 - CorrendoaMil - 10km - 49:07(6ºFx etária/ 1º Cat medicos)


OUTUBRO
19 - Corrida de Cara Limpa Contra as Drogas - 6Km - 27:08(56º gera/ 2º fx etária)


26 - Meia Maratona Senta a Pua Trail Run - Chapada dos Guimarães - 21km

NOVEMBRO
9- Corrida Homens do Mato (PMCuiaba) - 10 km - 50:18

16 - Corrida das Aguas - 10 km - Chapada dos Guimarães -47:45 (90ºgeral/ 7º fx )


DEZEMBRO
21 - CrossUrbano Caixa - 5km. 25:56 (2º Fx etária)

Fora de Cuiaba:

02 Março - Meia Maratona de Paris1:45 -geral 8458(fx etaria 568) 

08 de Junho - Meia Maratona Ecologica de Camboriu -1:49:25 - geral 70(fx etaria 6)

03 Agosto - Golden Four SP - 21 km - 1:47:24

6 e 7 setembro -Desafio das Serras (21km+ 21km)-5hs8'(1ºdia) e 3hs23'(2ºdia)

07 Dezembro - Volta da Pampulha (18km) - 1:34:13 (geral 2216/Fx etaria 139)













DESAFIO CROSS URBANO 2014 - ETAPA ARENA PANTANAL

Hoje tivemos uma corrida diferente em nossa Cidade que foi o Desafio Urbano Caixa, circuito este que ja tinha passado pelas arenas da copa do mundo nas cidades de Fortaleza e Brasilia.
Foi uma corrida interessante, mesmo sendo de 5km, pois tivemos o prazer de poder correr pelo sub solo, estacionamentos e ao redor do gramado da Arena Pantanal, uma coisa que dificilmente poderemos repetir.
O lado negativo do evento, na minha opinião, foi com relação a parte organizacional, aja visto que por ja estar na sua terceira etapa, ter o apoio financeiro da Caixa Economica, o qual não deve ser pouco, ser uma corrida paga, em um valor ate alto se levarmos em conta que foi uma corrida de 5 km, no qual a (des)organização deu aos corredores no seu kit uma camiseta de malha de uma qualidade horrivel, uma viseira da mesma qualidade da camiseta e um squeeze.
Após a prova para fazer a premiação, que foi pelas faixa etarias, eles levaram um tempo imenso, isso levando em conta que usamos chip para cronometrar e entre cada bateria tinhamos um tempo de 15 minutos, pois alem de levarem um tempo imenso, que fez com que a maioria dos corredores fossem embora antes da premiação final , tivemos erro nos nomes e colocação, um fato lamentável e muito primário.
Estes incidentes mostraram que os organizadores particulares nossas corridas aqui em Cuiaba estão melhores organizados que os organizadores do evento hoje.
Mas apesar destas desorganização, tivemos um domingo muito gostoso, onde alem de podermos correr encontramos vários amigos e assim encerramos nosso ano de corrida com chave de ouro, pois acabei ficando no podiun em 2º lugar na minha faixa etária.
Que venha 2015.

Abaixo algumas informações e fotos do evento(minhas e emprestada de alguns amigos)

Trajeto: http://connect.garmin.com/modern/activity/654444091












                                                Esta figura é o verdadeiro Barefoot cuiabana



























E segunda melhor parte das corridas que é confraternização pós provas com os amigos

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CIRCUITO ULTRA MACHO E SENTA A PUA 2015

Ja estão definidas as datas das provas do Circuito Ultra Macho de 2015 bem como a data do Senta a Pua que em 2015 tera as opções de 21 e 12km.
Parabens ao Tomio e a Maria Rita pelo empenho no desenvolvimento das atividades out door em nosso Estado.


Link: http://www.ultramacho.com.br/#!calendario/c13i

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Passeio cultural por Belo Horizonte e Inhotin

Aproveitei o ultimo final de semana e fui com minha esposa para um passeio que agregamos um passeio cultural por Belo Horizonte, onde fomos nos museus da Vele do Rio Doce, da Gerdau e do Centro Cultural do Bco do Brasil no centro de BH e no dia seguinte fomos para a cidade de Brumadinho a 60km de BH onde tem o Instituto Inhotin, - o parque tem 110 has de área total, com 725ms de altitude no seu ponto mais baixo e 970 no mais alto ( e vc sente estes 250ms nas pernas). 
Fomos de BH para Inhotin de onibus que sai da estação rodoviaria as 8hs da manha e leva direto ao parque, que abre as 10hs e de segunda a quinta fecha as 16:30 hs e sabado e domingo as 17:30.
A entrada custa 30 reais e pagamos mais 20 reais para utilizar uns transporte com carrinhos eletricos o que agiliza muito o deslocamento entre as varias obras e pela imensidão que é o parque.
São 22 obras em espaço aberto (se pode fotografar) e 22 galerias maravilhosas (onde não se pode fotografar). O parque tem 7 anos, é particular e recebe patrocínio de várias empresas. 

Completando o passeio no domingo participei da Volta da Pampulha.

                    Abaixo tem um filme com as fotos deste passeio cultural.




segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

XVI VOLTA DA PAMPULHA

                                             



Neste domingo dia 7/12/2014 participei pela primeira vez da Volta da Pampulha, uma prova bem interessante, agradável, com uma boa organização e suporte durante a corrida.
O trajeto se da ao redor da lagoa da Pampulha em uma distancia de 18km.
Aproveitei a ida a BH para fazer um passeio pela cidade e uma ida ao Centro Cultural Inhotin na cidade de Brumadinho, a aproximadamente 60 km de BH. um lugar fantástico, o que fez com que o programa tenha sido completo.
Fui para a prova com uma programação de faze-la entre 1:30 e 1:35 , acabei terminando em 1:34:13 , levando se em conta este meu segundo semestre que tenho tido menos treinamentos devido a umas lesões que me acompanham desde maio acabei ficando satisfeito.
É uma prova com um grande publico, fiquei ansioso que seria uma prova muito encaixotada, mas não tive problemas para correr no meu pace desde o inicio, logo na saida é um pouco congestionada, como toda prova, principalmente pela falta de educação esportiva, em que as pessoas com pace baixo teimam em largar la na frente, atrapalhando os corredores que querem fazer tempo.
Pelo que vi no site do evento, eles falam em 14 mil participantes, mas no registro deles, fora as categorias especiais, temos 7.586 homens e 2986 mulheres, o que da 10.572 corredores que finalizaram a prova.
Por ser um trajeto relativamente plano e uma corrida de grande apelo, os tempos são bem fortes, na minha categoria 55-60 anos o primeiro lugar fez 1:07:31, o que ao meu ver é bem forte, pois a 10ª colocada geral no feminino, a atleta profissional Cruz Nonata, fez em 1:07:38.

Distancia: 18 km
Tempo: 1:34:13
Classificação geral:2216º
Faixa etaria: 139º (entre 583 participantes)

Abaixo algumas fotos do evento:










Ultramaratonista Jorge do RJ







                       Um pequeno filme que fiz da corrida, para ter uma ideia da prova.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014